Linhas gerais da nova pedagogia da casa escola António Shiva
Introdução
O mundo já mudou e a educação que outrora gerava indivíduos realizados alegres e felizes já há muito deixou de funcionar. A humanidade, apesar das maravilhas tecnológicas da nova era, está cada vez mais ansiosa, deprimida e doente. Não importa os milhões investidos diariamente na busca de curas para os mais diversos males, a verdade é que as doenças não param de aumentar a uma velocidade galopante. Procuram-se soluções nas mais diversas áreas: desde as alimentações ditas “saudáveis”, técnicas e terapêuticas inovadoras; mas todos sabemos que não é por aí o caminho. É preciso ampliar a consciência para sair da pequenez, da luta pela sobrevivência, criada pela filosofia do medo em detrimento do amor. Mesmo que a educação pelo medo tivesse resultado na velha era, hoje é responsável pela ansiedade galopante da humanidade, que nem as drogas mais fortes conseguem travar.
O mundo já mudou, e é urgente uma nova pedagogia educativa. A moderna pedagogia quântica, que de novo pouco ou nada tem (há milhares de anos grandes mestres iluminados ficaram conhecidos, pela amostragem de novos caminhos). Infelizmente seus ensinamentos foram interpretados através de conceitos limitadíssimos, e transformados em religiões que chegaram a lutar entre si.
A base didática da casa escola António Shiva
Com o surgimento no século XX da física quântica, a ciência que estuda a circulação dos átomos e das partículas subatômicas, o entendimento da realidade, até aí assente na física Clássica (Newtoniana), dá um salto brutal. A realidade passa a ser outra. Simplificando…, em vez das certezas da física clássica avaliadas em pressupostos, passa-se para um mundo de possibilidades infinitas ao dispor do observador. Esta teoria revolucionária muda toda a realidade e é responsável pelos avanços impensáveis da tecnologia disponível para a humanidade.
Vejamos, da mesma forma que as fórmulas e instrumentos fornecidos pela física Clássica para calcular peso, força, velocidade, impacto, distancia, etc. não funcionam dentro do mundo quântico, também a educação baseada no determinismo e ilusão da matéria (aparência), não funciona no mundo de hoje. O seu uso ainda hoje é responsável pelo vazio existencial do “mundo moderno”. A física moderna apresenta um mundo de possibilidades através do princípio da incerteza, para lá da perceção dos sentidos, existe um microcosmo, em que as partículas subatômicas se comportam de forma imprevisível. Atuam como ondas de possibilidades infinitas dentro da concessão do observador. Por outras palavras no conceito da moderna física quântica, não é o acontecimento, facto ou ocorrência, que define o resultado como na física clássica define, mas sim o observador. O observador é quem decide o resultado (fluxo), não o acontecimento.
Com a nova pedagogia baseada na física moderna, temos a possibilidade de reciclar adultos vitoriosos infelizes (descontentes successful) em pessoas realizadas e felizes. E no novo ensino a certeza de adultos bem-sucedidos, alegres e saudáveis.
Como é possível, onde se baseia?
Na verdade, esta apresentação da nova pedagogia da casa escola António Shiva, não tem como finalidade fazer formação educativa. Essa formação obedece a uma base teórica e a prática no quotidiano da casa escola.
Mas se tivermos em conta que um átomo é a matéria amorfa, da qual tudo é feito, dentro do mundo subatômico tudo é possível, até que seja materializado (tornar realidade) pelo observador.
Qual a diferença entre a velha pedagogia assente nos princípios filosóficos dualista/materialista e nova filosofia espiritual/quântica?
Na velha pedagogia o aluno é separado do todo e educado a solucionar problemas e a lutar pela sobrevivência, tornando-se infeliz, carente e solitário mesmo no meio da multidão ou no auge do sucesso. O medo e a ansiedade tornam-no arrogante e impreparado para a realidade atual.
Na nova pedagogia quântica, o aluno sabe que é parte integrante do universo e é ensinado a responsabilizar-se pela própria realidade, pondo sempre o próprio bem-estar em primeiro lugar, contribuindo assim com sua conduta para uma humanidade realizada e feliz.
Sente-se sempre seguro e preparado, numa atitude proativa, consciente que todas as possibilidades estão no mesmo lugar e que ele como observador tem o poder de decidir em liberdade.
Onde se pode encontrar a formação teórica ou a filosofia educativa da casa escola António Shiva?
A casa escola está neste momento só a preparar os seus clientes e noviços, com filosofia educativa que melhorou nos últimos 20 anos. A filosofia educativa será colocada à disposição de todos, logo que seja solicitado por um número suficiente de interessados de mente aberta e consciência expandida. Por agora responde só às questões postas pelos leitores interessados.
António Fernandes