A recuperação da depressão
Já muito foi escrito sobre a depressão, mas quanto mais se escreve mais longe se está do consenso. Se virmos a depressão à luz da física moderna, chega-se à conclusão que a depressão é uma ilusão dos sentidos. Mas será que uma ilusão dos sentidos pode transportar consigo tanto sofrimento? Verdade que sim..
Mas se é uma ilusão dos sentidos, porque se usam medicamentos antidepressivos para ajudar quem está mergulhado nesse sofrimento?
Vejamos então:
O corpo que cada um de nós habita é um universo de energia inteligente, composto por dez triliões de células e mais noventa triliões de seres. É o veículo escolhido por cada um de nós para nos fazermos transportar nesta missão no desenvolvimento consciente da humanidade. Um sintoma físico resulta de um afastamento do verdadeiro interesse do ser.
Como se sente uma pessoa em depressão?
Falta de confiança na vida revela falta de crescimento. A imaturidade leva o indivíduo à depressão caracterizada pela baixa autoestima, apatia e desânimo, pessimista e infeliz. A pessoa imatura revela sentimentos de inadequação e auto depreciação.
Para se tirar partido desse estado de sofrimento muitos nas suas teses complicadas identificam a depressão como endógena e exógena, desresponsabilizando o deprimido pela sua condição e sofrimento. Colocam-nos como uma vítima impotente à mercê do azar de lhe ter calhado a ele essa desgraça. Para qualquer tese há sempre um argumento válido. Se procurarmos na rama (ilusão da matéria), essas teses até parecem fazer sentido. Mas se formos honestos e responsáveis apercebemo-nos que a imaturidade é a raiz deste sofrimento tão profundo.
Compreender quem sofre ou a recuperação é a questão.
Compreender o que sofre em vez de o responsabilizar é perpetuar a sua condição de vítima. Não é difícil encontrar pessoas mergulhadas há 10 ou mais anos nas masmorras da depressão.
Será que é errado dizer que a falta de serotonina é causadora da depressão? Ou que um problema no pâncreas está relacionado com a depressão?
Não se pode dizer que seja errado, mas seria mais correto dizer que a falta de confiança na vida leva a pessoa ao desânimo e o desânimo inibe a serotonina e o pâncreas de um bom funcionamento.
Apesar de não existirem duas pessoas iguais, vejam-se as características mais comuns numa pessoa depressiva. Dá demasiado valor aos seus problemas. É incapaz de tomar decisões. Quando a depressão é acompanhada de negação a situação agrava-se e o sofrimento mental é extremo e além da melancolia ainda é perturbado pela insónia e fadiga levando-o ao desespero que o pode levar ao suicídio.
Como é que uma ilusão dos sentidos pode fazer tamanho estrago na vida do ser humano?
É uma bola de neve que não pára de crescer quando não se é honesto com a pessoa depressiva.
Como a pessoa depressiva não confia no fluxo e processo da vida, ela sente-se excluída (rejeitada) e carente de afeto. Embora, como mecanismo de defesa, muitos adotem posturas frias e insensíveis, fazem-no com medo de se magoarem.
Porquê tamanha imaturidade?
Foram crianças mal-amadas, superprotegidas impedidas de crescer saudavelmente. Conseguiram tudo que era suposto na vida, licenciaram-se, casaram, compraram casa e pensam estar prontos para procriar. Mas parece que não. Falta qualquer coisa. O que será que falta ao deprimido? Serotonina ou maturidade para lidar com as situações do quotidiano?
Se tu que lês estas palavras te sentes deprimido, fracassado, desiludido com um sentido de inutilidade não tens culpa.
Nem tão pouco tem culpa quem não te deixou crescer, protegendo-te.
Não tens culpa, mas és responsável e podes mudar a tua realidade numa semana.
gostei dos comentarios dr. como posso aprender como lidar OU ACABAR com estas situaçoes de depreçao q ja se arrasta por 7anos sem sair na rua obrigado dr?
Bom dia Saulo se o senhor quiser mesmo uma mudança de 180 º na sua vida, tudo vai ser simples e fácil. A depressão é transformada em alegria, felicidade e amor, como por magia. Se ainda não está cansado apesar dos 7 anos em rejeição a vida, tudo se torna mais difícil e complicado.
Não importa o sofrimento atroz em que se encontra, que conhece muito bem. Importa saber se está disposto a se desapegar de tudo para mudar. Aguardo sua resposta por email
Por favor me ajudem
Sofro de depressão
Parabéns Simone pela coragem de procurar ajuda. Este passo é fundamental para recuperar a vida. Hoje mesmo abre a porta da liberdade. Não hesite mais responda ao questionário com responsabilidade, que deixo no link abaixo. Lembre-se que há sempre uma solução perfeita para cada problema…, mas por favor seja responsável nas suas respostas…, porque tem aqui o seu passaporte para a vida.
https://antoniofernandes.solucaoperfeita.com/questionario-de-saude/
Afinal o sr tem a solução para depressao?quem sofre com essa doença sabe o que é sofrer. Aguardamos resposta
Adiene a depressão é um estado que é mudado quando quiser mudar. Sei que quem mergulhou na depressão está em grande sofrimento. Se quer mesmo sair da depressão e se está disposta a fazer o que é preciso para dançar com a vida pode já começar a festejar. Peça o questionário de saúde e responda com responsabilidade que terei todo o gosto em participar no seu regresso a vida.
Sou uma pessoa em tratamento da depressão/ansiedade, faço uso de medicamento, que por sinal é essencial para se sair do fundo do poço e começar a se reerguer, mas somente a medicação não ajuda! Eu sempre fui extremamente timida, sempre me senti inferior as pessoas, mesmo sendo uma garota inteligente nunca tive ganancia para a vida como meus colegas que queriam prosperar, sempre fui extremamente infantil,procrastino tudo, Vire e mexe volto com a medicação pq as vezes a depressão toma conta de mim, estou tomando medicação ha mais de um ano e nesse periodo, posso dizer que estou bem, as vezes baixa um pouco minha estima, mas logo melhora! Eu não sei como sera minha vida, o que sera do meu futuro,alias esse é um dos males que causam tambem depressaõ, pensar no futuro com medo! Medo do futuro causa muito desgaste, temos que cuidar do nosso psicologico,a nossa vida somos criadores do que vivemos, temos visões diferentes um do outro, então, criamos a nossa realidade. O medo e a falta de estima é algo que os depressivos criam e que não é real, mas que nos consomem, o medo do julgamento alheio,o medo do fracasso, enfim, uma pessoa cria a depressão para si quando teme a vida, eu sou consciente de que criei minha depressão, tive a mesma vida que meu irmão e ele é super de bem com a vida, duas pessoas que passaram pelos mesmos problemas, tivemos as mesmas crenças e encaramos a vida totalmente diferente e criamos a nossa realidade e nosso mundo tão diferente, meu irmao feliz e eu triste. a Resposta é clara: Somos responsáveis pela depressão que nos consome. Temos que abandonar o medo e monstar uma realidade prospera, estou trabalhando muito isso em mim atualmente.
Boa noite. O seu comentário for respondido por email, mas foi devolvido. Verifique se o email indicado está correto. Obrigado.
eu sofro de depreçao desde 1986 queria poder voltar ao normal e livrar me da medicaçao o que posso fazer por mim
Bom dia António. A sua questão foi respondida por email.
Bom dia! Sofro há anos com depressão/ansiedade e nos últimos anos, com crises de pânico. Faço uso de antidepressivos continuamente. No entanto, tenho tido a consciência que a depressão surge quando estou com problemas sérios e não tenho coragem para tomar as decisões necessárias. Mas não quero continuar vivendo dessa forma. Quero ter uma vida plena e feliz sem depender de medicamentos e tão pouco, de outras pessoas ou de migalhas de atenção, de amor! Luto arduamente contra isso, mas sozinha, está sendo difícil. Já fiz terapia e me ajudou muito, mas ainda não me deu a liberdade e a coragem que preciso para enfrentar a vida sozinha. Pode me ajudar? Desde já, agadeço a atenção!
Parabéns Ceila pela decisão coragem. Peço que não lute sozinha, venha buscar a vida de volta…, deixo um questionário que deve ser respondido com responsabilidade. Lembre-se que há sempre uma solução perfeita para cada problema…, mas por favor seja responsável nas suas respostas…,
https://antoniofernandes.solucaoperfeita.com/questionario-de-saude/
Gostei muito das informações, quero continuar a receber mais artigos sobre depressão!
>sou portador de depressao maior cronica. Fui submetido a treis ETC em epocas diferentes e no momento não faço uso de antidepressivo,porem estou sendo medicado com dois atipissicoticos um antiepileptico e benzodiazepinicos.Estou sem nenhuma evolução favoravel e sem esperança.Estou canssado de viver assim.Esta patologia arruinou minha vida familiar,proficional etc.
Peço uma orientação e qual conduta a tomar.
grato
Bom dia Sergio. O seu comentário foi respondido por email.
o meu filho tem depreSSAO E NAO QUER IR AO MEDICO NAO TRABALHA NAO FAZ NADA TEM 22 ANOS JA ESTOU FICANDO MUITO PREOCUPADA. O QUE FAÇO?
Boa tarde Maria. O seu comentário foi respondido por email.
boa noite
Cloreto de Mg PA combate pedra nos rim , problemas de coluna?tenho pressão alta , tomo medicamentos forte para dor na coluna e pressão posso tomar Cloreto de Mg ?? e qual dosagem (tenho 53 anos ).
outra questão , tenho uma filha (15 anos) muito ansiedade ,ja passei em médicos ,atualmente passa por psicologo , mais não tem resolvido ,reclama muito de dor no estomago , dor região costas abaixo da nuca (região dos ombros ) como pode me ajudar ?posso dar Cloreto de Mg pra ela ?
Boa tarde Ariovaldo. A sua questão foi respondida por email.