caos

Assunto “estou sem rumo, vou ser despejada”

É este o assunto de um dos muitos emails que recebo diariamente provenientes dos mais variados cantos do mundo. Esta carta foi-me enviada do Brasil e respondi na hora. Não vou divulgar o conteúdo desesperante de uma mãe solteira com quatro filhos, mergulhada no caos, nem tentar tapar o sol com a peneira com filosofias que nada resolvem. Esta é uma realidade em que estão mergulhadas milhares de famílias de Portugal e Brasil. Sei que não é fácil para alguém mergulhado nos caos ter capacidade para discernir qual o melhor caminho; a opção mais inteligente é aceitar sugestões de quem está a ver a situação como um todo. Este artigo não tem como intenção mostrar uma saída para situações como a desta mãe solteira, mas uma saída transformadora para qualquer tipo de caos.

De nada adianta saber que o caos resulta da resistência à mudança e que a pobreza resulta da ignorância, nem tentar apresentar uma oportunidade de negócio a alguém mergulhado no desespero. Por melhor que seja ele nunca irá funcionar para o desesperado. Em desespero nada funciona! Este artigo é para quem quer resultados, não para quem quer filosofar.

O que quero aqui mostrar é como transformar esse desespero em oportunidades maravilhosas. Sei que pode parecer simples demais, mas também quero garantir que comigo e com todos que tenho acompanhado nos últimos 10 anos tem funcionado a 100%. E enquanto não houver alguém que faça o aqui sugerido (como indicado) e falhe, este método é 100% garantido. Atenção, na próxima palestra (sábado 20/10, podes assistir pessoalmente ou on-line) será mostrado todo o processo de transformação, ilustrado com exemplos e podes tirar qualquer dúvida que te possa ocorrer.

Na verdade, muitos de nós já passaram por momentos de desespero e aparentemente sem saída. Momentos em que somente um milagre poderia transformar aquela situação desesperadora. Mas na verdade nada é o que parece e existe sempre uma solução perfeita e criativa para cada problema. Mas o que quero aqui mostrar é transformar as dificuldades em oportunidades brilhantes. Porque na verdade tudo passa. E não é disso que se trata.

Vou deixar de palavreado e vamos ao que interessa. Quando se está desesperado de nada adianta dizerem-nos que “todo o ser humano tem dentro de si tudo que necessita”. E muito menos julgar a razão que o levou a uma situação degradante.

Não é só o que fazer quando nos encontramos num aparente beco sem saída ou numa situação desesperante; é mais do que isso, é transformar essa realidade numa oportunidade.

Vamos lá então:

– A minha experiência pessoal ensinou-me que dentro de uma infinidade de possibilidades temos sempre duas escolhas: ou continuarmos a fazer como se tem feito, mantendo a situação desesperante, sem saída ou mudar para sair dessa realidade.

Vamos ao como sair…? A saída faz-se em 3 passos simples e 100% eficazes.

Primeiro passo – aceitar e responsabilizar-me integralmente pela realidade em que me encontro. Sem isso não há como saltar do caos.  Na palestra presencial que também podes seguir on line, vou mostrar-te o que acontece se não aceitarmos a realidade em que nos encontramos e nos responsabilizarmos integralmente pela situação que estamos a viver.

Depois de nos responsabilizarmos 100% pela realidade que experimentamos, saímos da situação de vítima e acedemos àquilo que a ciência chama de mundo paralelo e ao que eu chamo mundo da realização.

Segundo passo – manter a certeza e autoconfiança de que a vida nos oferece tudo que o precisamos para nosso bem-estar, sucesso e riqueza.

Com esta certeza e autoconfiança chegamos ao terceiro passo.

Terceiro passo – aceitar e desenvolver (pôr em ação) as oportunidades que a vida oferece no momento.

Com estes três passos, tens em teu poder a fórmula que transforma todos os problemas da vida em oportunidades brilhantes.

Parece simples demais? Será a vida difícil? O que é um problema senão a resistência à simplicidade da vida? Com estes simples passos a ordem retorna. A vida emerge. Tudo fica arrumado no lugar certo.

Como tudo funciona na prática?

Quando parece que a vida está em ruína e sem sentido (um caos) podemos criar a ordem e a calma e tranquilidade a partir da desordem. Só que muitas vezes simplesmente nos esquecemos disso. Temos a tendência para reagir negativamente aos acontecimentos que aparentemente não estavam previstos, renegamos o projeto e o propósito da Criação, criando assim o caos.

Mas no momento em que mudamos nossa consciência, responsabilizando-nos reconhecemos a oportunidade nas nossas dificuldades e quanto maiores forem os obstáculos, mais fascinantes serão as oportunidades que criamos. Nada acontece por acaso. Tudo acontece por um motivo; não existem encontros casuais. A sorte e o azar é filosofia da ignorância.

Assim quando a nossa realidade parece não fazer sentido, podemos sempre afundarmo-nos um pouco mais ou sair para uma nova oportunidade. Temos sempre a liberdade de escolher.

Qualquer dúvida não hesites em colocar. Ou vem à palestra on-line pedir diretamente esclarecimentos e expor a tua opinião. Não reprimas as tuas dúvidas, responsabiliza-te responsabilizando.

António Fernandes

 

Pin It on Pinterest