ansiedade e stress


Aqueles que dançavam eram considerados totalmente insanos por aqueles que não conseguiam escutar a música.
Angela Monet

Stress e ansiedade, “o vilão” e a “bruxa malvada” da sociedade moderna. A história ensina-nos que só porque a maioria acredita numa coisa, essa coisa não tem de ser verdadeira.  Nunca a humanidade teve tanta informação e nunca foi tão doente. Como por fim a esta lacuna e vazio existencial? Apesar de existirem milhares de livros editados e milhões de artigos na internet sobre a ansiedade e o stress, o mundo de ansiosos e as doenças criadas pelo stress não trava o seu crescimento. Bem pelo contrário; segundo as últimas informações da OMS, o número das doenças resultantes do stress aumenta a uma velocidade assustadora. Porque será que a informação e o conhecimento existente não se traduzem em paz interior, realização, bem-estar, enfim alegria de viver? Onde está o obstáculo?

É preciso acordar e mudar o rumo. Se as soluções apresentadas pelas organizações responsáveis não funcionam…, porquê continuar? Tenho a certeza de que aqueles que seguem os protocolos fazem o melhor que podem, dentro daquilo que sabem…, mas a verdade é que o sofrimento continua a aumentar a um ritmo descontrolado, como fogo em rastolho seco.

Se queres a solução para a ansiedade e o stress… dá-me a mão, vem comigo que eu mostro-te como fazer. Mas antes quero deixar bem claro que não tenho a intenção de te ensinar seja o que for ou de te convencer seja do que for; os meus textos sobre o assunto provocam sempre algum mal-estar sobre quem ainda dorme o sono profundo da normose. A solução é acordar e mudar.

Comecemos por saber o que é ansiedade e stress. Ansiedade é medo sem coisa. E Stress é a energia criada na rejeição da coisa ou acontecimento. Porque é que temos medo do que não existe? Ou porque rejeitamos uma coisa ou um acontecimento, quando não fazemos a mínima ideia do que está a acontecer no mundo, nem tão pouco à nossa volta?

Isso só acontece porque estamos profundamente formatados e adormecidos. Muitos justificam que a causa deste fracasso existencial são as crenças ou os conceitos preconcebidos. Mas uma crença ou um preconceito não faz de ninguém insano. E criar um medo sem razão ou objeto é insano. Assim como rejeitar uma coisa só porque não está dentro da sua expectativa também o é. A verdade é que estamos profundamente adormecidos. E o que chamamos a “nossa realidade” é um sonho. Mas na verdade o vivermos adormecidos não é nada novo. Todos os mestres conhecidos, que ao longo dos tempos passaram por este planeta, apelaram ao despertar. Todos eles sem exceção, independentemente da forma que o fizeram, apelaram incessantemente ao despertar.

Então para nos libertarmos da ansiedade e stress precisamos ser despertos? Claro que não…, despertos foram Buda, Jesus, Lao Tsé, Confúcio e tantos outros mestres, conhecidos e desconhecidos.

Para se libertar da ansiedade e dançar com a vida, começa por se acordar para o facto, de que aquilo que chama realidade nada é mais que um sonho. Sem essa consciência todos os sonhos, mais tarde ou mais cedo se revelarão como pesadelos. O Stress resulta exatamente do mesmo. Estar-se profundamente adormecido… tão adormecido que se julga centro do universo. Tudo tem de estar sob controlo e ser de acordo com a sua vontade. Se não for como deseja que seja, resiste; (cria o stress) como uma criança mimada que faz uma birra para que o papá ceda ao seu capricho.

Então como fazer? Como despertar quem se encontra afundado nas devastações da futilidade e da banalidade, propagadas pela televisão e redes sociais? Há solução, é acordar. Chega de sedar e tapar o sol com a peneira, é preciso abanar para despertar do pesadelo, o pobre descontente que vive mergulhado no medo.  É urgente semearem-se sementes de esperança no mundo.

Antes de tudo, é necessário despertar e mostrar que existe outro mundo além da futilidade das televisões e redes sociais e assumir o compromisso com a vida. Não acredito que alguém mesmo ainda ensonado abdique de ter o comando da própria vida. Quem quer permanecer no vitimismo, não está ciente do seu próprio poder de mudar. Nem consciente para assumir a responsabilidade pela própria realidade.  E apesar de não terem culpa, são os que sofrem a angústia, muitas vezes adormecida com poderosos sedativos.

Hoje, assim como antigamente, quem se arrisca a mostrar o óbvio é um agitador que abana as frágeis estruturas em que assentam os velhos paradigmas, causadores da insana, mas atual situação.

A solução. Cada caso é um caso e cada ansioso vive o seu sonho. Não basta dizer que é urgente acordar, ou semear sementes de esperança. É preciso dar a solução perfeita a cada homem ou mulher que queira mudar. E para isso a Casa Escola António Shiva® tem para oferecer gratuitamente, o que ninguém tem para vender. Vem libertar-te da ansiedade e dançar com a vida AQUI

Ou libertar o stress e surfar a onda da vida AQUI, com o treino de gestão de stress

Se estás pronto para embarcar e dar outro rumo à tua vida, não fiques com quem precisa, dá uma oportunidade a ti mesmo, vem dançar com a vida.

Prezado leitor, todos sabemos que ao longo da história da humanidade o que era muitas vezes aceite como verdade, revelou-se como grande ignorância. Houve até quem fosse condenado à morte por afirmar que a terra era redonda e não era o centro do mundo. Mas hoje apesar de isso já não ser possível, o trazer uma solução prática e simples fora do confuso contexto pré-definido é normalmente rejeitado. Também estou ciente que cada um faz o melhor que pode e sabe dentro do que consegue enxergar. Não estou aqui para te convencer, mas para te dizer que independente do lugar que te encontres há sempre uma solução perfeita e criativa para cada problema.

Obrigado,

António Fernandes

Pin It on Pinterest